terça-feira, 7 de junho de 2011

[IHM] BASES NEURAIS DA MEMÓRIA HUMANA - 07/06/2011

Bases Neurais da Memória Humana


A literatura especializada da psicologia experimental define pelo menos três tipos de memórias diferentes, que são: memória de informação sensorial, memória de curta duração e memória de longa duração.
Olhando para as estruturas cerebrais envolvidas no armazenamento e recuperação de informação, encontramos dois hemisférios diferentes, que são o direito e o esquerdo.
O mecanismo utilizado para o armazenamento de memórias em seres vivos ainda não é conhecido. Estudos indicam a LTP (long-term potential) ou potencial de longa duração como a principal candidata para tal mecanismo. A LTP foi descoberta por Tim Bliss e Terje Lomo num estudo sobre a capacidade das sinapses entre os neurônios do hipocampo de armazenarem informações.
Descobriram que um pequeno período de atividade elétrica de alta freqüência aplicado artificialmente a uma via hipocampal produzia um aumento na efetividade sináptica. Esse tipo de facilitação é o que chamamos de LTP. Os mecanismos para indução de LTP podem ser dos tipos associativos ou não-associativos.
Outra teoria bem aceita de como o sistema nervoso armazena informações é que as atividades correntes de pensamentos, processos de consciencia e memórias imediatas(armazenamento sensorial e MCD) são mediadas por atividades/impulsos elétricos.
Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurónios vizinhos se encontram e o "estímulo" passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.