terça-feira, 9 de agosto de 2011

Atividade de IHM – 02/08/2011

Rafael Ferrazza Brittes


1) Conceito de Engenharia Cognitiva:

R: Engenharia Cognitiva, relacionada a sistemas computacionais, baseia-se no pensamento, ou seja, na forma que o usuário irá interpretar e interagir com um sistema. Segundo Don Norman (1986), Engenharia Cognitiva é uma ciência cognitiva aplicada, que busca aplicar o que se sabe desta ciência, no design e na construção de artefatos computacionais com objetivos de entender questões envolvidas no uso de computadores, métodos para tomar decisões mais corretas quanto ao design etc.


2) Quando surgiu? Quem deu esse nome?

R: Surgiu em 1986. Nomeada por Norman e Draper.


3) Principais objetivos da E.C:

R: Entre suas metas principais estão: entender os princípios fundamentais da

ação humana que são relevantes à engenharia do design, indo além dos aspectos ergonômicos; criar sistemas “agradáveis de usar”, que possibilitem ao usuário um “engajamento prazeroso” na terminologia de Laurel (1990), indo além dos aspectos de facilidade de uso.


4) O que ela considera com relação aos dois lados da interface?

R: A Engenharia Cognitiva considera dois lados na interface: a do próprio sistema e a do usuário. A realização de tarefas complexas por não expertos é considerada uma atividade de resolução de problemas cujo processo é facilitado quando a pessoa possui um bom modelo conceitual do sistema físico.


5) Explique a relação entre metas e intenções.

R: A complexidade da tarefa é devida às naturezas diferentes das variáveis envolvidas. A pessoa possui metas e intenções – variáveis psicológicas – que se relacionam diretamente às necessidades da pessoa. A tarefa deve ser realizada em um sistema físico, com mecanismos físicos a serem manipulados, resultando em mudanças nas variáveis físicas e no estado do sistema.


6)Quais os 3 elementos que o Design na E.C relaciona?

R: A “ilusão” da manipulação direta foi sumarizada por Shneiderman (1998) em três princípios de design:

1. Representação contínua do objeto de interesse;

2. Ações físicas (cliques, arraste, etc.) em vez de sintaxe complexa;

3. Operações incrementais reversíveis, cujo impacto no objeto de interesse

é imediatamente visível.


7) Qual seria, seguindo a teoria da ação, a ação ideal de uma interface?

R: A diretividade semântica pode ser medida no golfo de execução observando-se quanto da estrutura requerida é fornecida pelo sistema e quanto pelo usuário. Quanto mais estrutura o usuário tiver que prover, maior será a distância que ele terá que transpor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário