terça-feira, 5 de abril de 2011

[SISII - 24/02/2011] Perguntas e Respostas

Perguntas (Júnior Xavier e Sóstenes)
Respostas (Rafael F. e Bruno A. Reis)

01-O que é o planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação?

R: O planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais.

02-O que é Aquisição?

R: Aquisição é um conjunto de atividades organizadas com medidas determinadas para um resultado (produto) específico para um cliente ou mercado.

03-Para aquisição devemos levar em conta o processo de Informatização. Neste processo, precisamos considerar que:

R: A definição das Necessidades de informação. Aquisição dos programas aplicativos (software) adequados. Aquisição dos equipamentos (hardwares) adequados. Implantação do sistema adquirido (hardware + software). Treinamento dos usuários. Operação e manutenção do sistema.


04-Quais são as vantagens da Aquisição?

R: Baixo custo do sistema e rapidez de implantação. Evita a manutenção de uma equipe de profissionais especializados na empresa. Garantia de que o sistema já foi suficientemente testado e funciona corretamente. Acompanhamento da evolução tecnológica da área por parte do fornecedor.


05-Em que alugar um software de um provedor de serviços pode ajudar?

R: Alugar um software de um provedor de serviços pode ajudar as empresas a economizar dinheiro em licenças de software, hardware e instalação. Além de o modelo de software como um serviço liberar o departamento de TI para concentrarse em projetos essenciais ao setor ou que geram receita. Contudo, sem o software hospedado, deverá ter a atenção redobrada à segurança além de ter menos opções de personalização e integração.


06-Quais são as vantagens do aluguel de software?

R: Dentre as vantagens, podemos citar o preço que em geral, é previsivelmente mais baixo, principalmente nos dois primeiros anos bem como, a participação da maioria dos provedores para tornar o processo ativo e operacional rapidamente.


07-Quais as desvantagens de do aluguel de software?

R: Dentro as desvantagens existentes, podem citar o menor potencial para personalizar o aplicativo, já que com o provedor de Serviços, os processos comerciais devem se adequar ao modelo de software do provedor e a menor habilidade de integrar-se com dados de outros aplicativos. Se alugarmos um aplicativo de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, não será possível integrá-lo a dados internos de outros aplicativos da empresa, como o ERP (Enterprise Resource Planning), a não ser que seja empregado um grande esforço de integração.


08-Quais são as desvantagens no desenvolvimento próprio de software?

R: Dentre as desvantagens, podem citar o alto custo dos serviços de profissionais especializados para o desenvolvimento de sistemas. As dificuldades no relacionamento com o desenvolvedor do sistema quanto à sua evolução e adaptação à dinâmica da empresa. Neste caso, vale observar a importância de fazer parcerias com Empresa e Desenvolvedor, no sentido de minimizar estas desvantagens.


09-O ambiente competitivo e a globalização influenciam o posicionamento estratégico dos negócios da organização, concomitantemente exigindo esforço no posicionamento estratégico da área da TI. Esse posicionamento pode se comportar de três formas: quais são?

R: A TI suportar as operações da organização, mas não estar estrategicamente integrada a ela; a TI suportar as estratégias, mas não participar da concepção e com seu potencial; e a TI fazer parte integral de todas as estratégias empresariais, inclusive as relacionadas a produtos, serviços, clientes, fornecedores, distribuidores, etc.


10-Considerando que o planejamento de tecnologia da informação é um guia dinâmico, explique para que fim ele é esse guia dinâmico.

R: Para o planejamento estratégico, tático e operacional das informações organizacionais, da TI e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações), dos SI, das pessoas envolvias e a infra-estrutura necessária para o atendimento das decisões e ações da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário